As colas de poliuretano oferecem ótima aderência, mesmo quando aplicada entre dois materiais diferentes. Elas costumam ser utilizadas em madeira e outros materiais e são ótimas opções para vedar e selar materiais.
A cola de poliuretano é ótima para vedar e selar buracos e rachaduras. Você pode usar esse tipo de adesivo para preencher pequenos furos em placas de madeira ou para fixar peças – como os pés de uma mesa usada em áreas externas.
A cola de poliuretano na versão espuma expande 3 vezes seu volume inicial. Porém, sua expansão acontece de forma controlada para que não ocorram bolhas ou “buracos” em sua estrutura. Além disso, o adesivo aceita acabamentos após a secagem, permitindo que você lixe, faça polimentos, fure e pinte.
As instruções a seguir descrevem como colar e preencher buracos e rachaduras com cola de poliuretano. As quantidades adequadas e o tempo de secagem podem variar dependendo do adesivo escolhido. Leia a descrição do produto antes de começar.
- Prepare as superfícies a serem coladas. Elas devem estar totalmente limpas e secas.
- Proteja-se. Use luvas para proteger as mãos.
- Tenha a sua cola em mãos: Encaixe o bico aplicador na válvula e inverta a embalagem. Direcione o bico aplicador para o local desejado e pressione o gatilho.
- Ao preencher buracos ou rachaduras: Preencha os espaços até a metade, pois a espuma irá expandir seu volume em até 3 vezes. Não alise a espuma durante a expansão. Após 2 horas, o excesso poderá ser cortado e após 8 horas, poderão ser realizados os acabamentos como lixar, furar ou pintar. Proteja a área aplicada da incidência de raios UV.
- Ao colar duas peças distintas: para colar madeira com outros materiais, aplique uma camada fina de adesivo de poliuretano nas duas superfícies. Pressione e segure as peças juntas por cerca de três horas usando uma braçadeira ou outro objeto pesado. A cola secará totalmente após 24 horas.
- Limpe seus materiais: no caso de reutilização da cola, o excesso de espuma no bico aplicador servirá como barreira para evitar a vulcanização dentro da embalagem. Para utilizar novamente a espuma, remova o excesso do bico aplicador com o auxílio de uma ferramenta (prego) ou corte-a.
Compartilhe seus próprios projetos