Antes de consertar ou instalar uma banheira, você precisa remover a vedação antiga. Por isso, superfícies limpas são essenciais para manter seus rejuntes livres da umidade e do mofo. Leia nosso guia e veja como remover massa de calafetar de banheira.
A calafetagem é uma etapa importante para manter banheiros, cozinhas e outras áreas domésticas limpas e livres de água e umidade. A calafetagem é usada para preencher rachaduras e vedar juntas em torno de janelas, portas, encanamentos, pias e banheiras. Ela evita que ar, água, poeira ou outros resíduos se infiltrem nas juntas e causem danos.
Mas, com o passar do tempo, até mesmo a melhor calafetagem pode ficar suja ou perder o poder de vedação. Por isso, antes de realizar certos tipos de reforma, como instalar novos acessórios ou azulejos, geralmente é necessário remover a calafetagem existente. Esse pode ser um processo demorado, mas vale a pena realizá-lo da maneira correta para evitar transtornos futuros.
Umidade, gordura e outros tipos de acúmulo são inevitáveis nas superfícies dos banheiros. Se você tem banheira e deseja renovar seu visual ou pretende instalar uma nova, terá que remover a calafetagem antiga. Siga estas etapas simples para remover a massa de calafetar antiga de sua banheira.
- Amoleça a massa de calafetar. Use um removedor de calafetagem para realizar essa tarefa. Leia as instruções na embalagem do produto para saber se o removedor é compatível com as superfícies em que você deseja limpar. Se não for, é preferível remover a calafetagem usando apenas ferramentas apropriadas.
- Remova a massa de calafetar. Você pode usar uma faca ou uma espátula para remover a calafetagem amolecida. Para remover várias camadas de massa de calafetar, um alicate de ponta fina pode funcionar melhor. Só tome cuidado para não arranhar a superfície da sua banheira. E use luvas para proteger as mãos.
- Limpe a superfície. Depois de remover toda a massa velha de calafetar banheira, limpe bem a superfície com um pano úmido e sabão neutro ou um produto de limpeza antimofo. Se você usou removedor de calafetagem, verifique as instruções do fabricante para descobrir quais os melhores materiais e métodos de limpeza após a remoção. Deixe as superfícies secarem completamente antes de começar a aplicar a nova vedação.
Para uma vedação resistente ao mofo em cozinhas e banheiros, escolha Cascola Banheiros e Cozinhas, ideal para vedações duradouras em ambientes úmidos. Este selante 100% silicone tem secagem acética e mantém a vedação com o passar do tempo sem encolher ou rachar.
A remoção da calafetagem antiga pode ser um desafio. Veja abaixo nossas dicas para remover resíduos de vedação:
- Amoleça a massa de calafetar. Antes de usar uma ferramenta para remover a massa de calafetar antiga, amoleça-a o máximo possível com um removedor. Atente para as especificações do produto, pois existem selantes à base de acrílico, de látex e de silicone. Caso suas superfícies sejam muito delicadas ou se você não tiver um removedor de calafetagem, faça uma pasta misturando limpador em pó forte e água morna. Em seguida, aplique essa mistura sobre a calafetagem com algodão ou com um pano tomando cuidado para não arranhar as superfícies.
- Remova a massa de calafetar. Comece removendo a massa antiga com uma ferramenta afiada ou uma espátula. Remova os resíduos mais difíceis usando uma esponja abrasiva úmida ou uma escova. Caso ainda reste algum resíduo de vedação, raspe-o com uma lâmina de barbear. Tome cuidado para não arranhar a superfície. Evite usar lixa, pois a calafetagem grudará nos grãos e deixará uma sujeira pegajosa. Não se esqueça de remover o selante das partes mais fundas das juntas.
Se necessário, limpe o mofo ou bolor com água morna misturada com alvejante ou detergente sem amônia. Para as manchas mais teimosas, deixe a mistura agir durante meia hora antes de lavar. Enxágue bem as superfícies com água morna. - Aplique a nova massa de calafetar. Depois de remover toda a massa de calafetar antiga e de secar a superfície, aplique a nova calafetagem.
Compartilhe seus próprios projetos