Saber como usar uma pistola de calafetar é uma habilidade chave para aqueles que são adeptos do estilo faça você mesmo. Ela pode ser usada para vários reparos e instalações domésticas. No entanto, se você deseja obter os melhores resultados, precisa saber que tipo de selante usar em cada ocasião. Siga nosso guia básico sobre pistolas de calafetagem e aprenda a vedar como um verdadeiro profissional.
A calafetagem é uma maneira simples de selar trincas e rachaduras pela casa, quer você deseje reparar áreas com infiltração, fornecer isolamento e resistência à água no processo de instalação de janelas ou ainda se for realizar outros tipos de reparos domésticos.
O selante usado para a calafetagem geralmente vem em cartuchos descartáveis de papelão ou plástico com uma ponta aplicadora e um êmbolo. Para aplicar o produto, você precisará carregar a pistola de calafetagem com a embalagem do selante e pressionar o gatilho que ativa o êmbolo. O êmbolo empurrará suavemente o selante em direção à superfície onde a pistola de calafetagem está posicionada.
Há muitos tipos diferentes de selantes para calafetagem disponíveis no mercado, inclusive em formato de cartuchos que podem ser carregados em sua pistola de calafetagem. O Cascola Flexite Multiuso é um bom exemplo de selante que garante excelente vedação em diferentes superfícies de materiais porosos e não porosos. Trata-se de um selante acrílico à base d'água ideal para aplicações em juntas e acabamentos de móveis, guarnições de portas e janelas, além de reparos em paredes de alvenaria e em superfícies porosas, entre outros.
Aplicar selante à base de silicone para calafetar é simples, mas para garantir bons resultados com a pistola de calafetar é importante seguir alguns passos. Veja como aplicar selante à base de silicone usando uma pistola de calafetagem.
1. Remova a vedação antiga e prepare as superfícies. Você pode usar um raspador próprio para descascar qualquer resíduo de selante que ainda estiver grudado nos azulejos ou nas bordas da pia. Remova os resíduos mais resistentes usando um spray de remoção de selantes e um pano para limpá-lo.
Importante: Certifique-se de que não fique nenhum resíduo do removedor de selante antes da aplicação do novo produto, pois isso pode dificultar ou até mesmo impedir a aderência no novo adesivo à superfície a ser vedada. Alguns removedores requerem tratamento com produtos químicos especiais para eliminar seus resíduos. Em caso de dúvida, verifique as instruções do fabricante.
Use um limpador à base de alvejante em um pano para higienizar as superfícies antes de aplicar o novo selante. Quando a superfície estiver seca, você pode continuar o trabalho.
2. Proteja as superfícies. O uso de fita adesiva ajudará a delimitar a área de aplicação do selante, garantindo uma selagem fina e precisa. Use fita adesiva para cobrir as bordas ao redor de onde você deseja aplicar o selante. Certifique-se de que a fita esteja bem apertada para evitar qualquer infiltração. Isso ajudará a criar uma camada uniforme de selante e reduzirá derramamentos ou transbordamentos indesejados
3. Aplique o selante. Abra o tubo do selante cortando a ponta em um ângulo de 45 graus. Perfure a vedação do tubo com um prego pequeno ou algo similar. Posicione a pistola de calafetagem em um ângulo de 45 graus. Pressione a pistola aplicadora sobre a superfície desejada com firmeza e cuidado. Mova a ponta do tubo de selante suavemente ao longo da trinca no momento da aplicação para obter uma camada uniforme.
4. Alise a superfície. Após aplicar o selante, o próximo passo é alisar a superfície da aplicação com uma ferramenta apropriada ou um pano. Não use os dedos, pois isso pode contaminar a calafetagem, reduzindo sua vida útil. Para vedar com selante de látex, você pode usar apenas água. Se o selante for à base de silicone, você pode usar álcool para suavizar a superfície. Limpe o excesso de selante que possa ter transbordado da área trabalhada. O objetivo é realizar uma aplicação suave e limpa em toda superfície rejuntada.
5. Retire a fita. Remova a fita adesiva com um movimento lento, mas constante, afastando-a da superfície que acaba de ser vedada.
Quando você deve usar uma pistola de calafetar? São inúmeras as aplicações, desde a instalação de acessórios e eletrodomésticos até o conserto de trincas e rachaduras em diversas superfícies. Um bom trabalho de calafetagem faz muita diferença na aparência dos acessórios fixados e também evita vazamentos ou gotejamentos que podem causar danos estruturais com o passar do tempo.
As pistolas de calafetar evoluíram ao longo dos anos. Atualmente, a maioria dos profissionais usa pistolas de calafetagem sem gotejamento de haste lisa, que são muito mais fáceis de manusear do que os modelos de haste mais antigos. O mecanismo de mola cria uma pressão suave com força mínima, levando a uma aplicação mais limpa e a uma fixação mais resistente.
Quando mais resistente for a vedação, maior a economia de dinheiro. E esta é outra razão prática para se usar uma pistola de calafetar. Selar vazamentos e correntes de ar em sua casa é uma ótima maneira de reduzir os custos com água e energia, o que, por sua vez, diminui sua pegada de carbono doméstica. Uma vedação bem feita pode reduzir o tempo de uso de alguns eletrodomésticos, o que prolonga sua vida útil.
Os tipos de selantes comuns utilizados em pistolas de calafetar incluem selantes de silicone, poliuretano, polissulfeto ou acrílico. Há diversas misturas, cores e processos de distribuição para calafetagem no mercado, mas, em geral, existem três variedades: látex, silicone e borracha butílica.
Os selantes à base de silicone foram pensados para o uso em banheiros, cozinhas e outras áreas com muita umidade. O Cascola Flexite Banheiros e Cozinhas pode ser uma boa opção, pois o silicone é ideal para vedações resistentes e duradouras. Carregue-o em sua pistola de calafetagem e aplique-o para criar vedações resistentes à variação de temperatura, água, radiação UV e a outros fatores ambientais.
Cada tipo de selante tem seus pontos fortes específicos. O látex tende a funcionar melhor em áreas secas, enquanto o silicone é a melhor escolha para áreas expostas à água e humidade. Látex e silicone são mais adequados para reparos domésticos, já a borracha butílica é provavelmente a melhor opção para trabalhos externos.
Se você precisa de um selante curinga, que pode ser usado em diferentes ocasiões e superfícies, a dica é apostar no Cascola Flexite Uso Geral. Este selante 100% silicone de secagem acética, veda e isola de maneira durável, apresentando resistência a produtos químicos. Ele é especialmente recomendado para vedações em materiais não porosos, como boxes de banheiro, cubas, bacias sanitárias, pias, encanamentos e ralos, vidros e rejuntes, entre outros.
Compartilhe seus próprios projetos