Crie um ambiente estiloso e elegante em qualquer cômodo ao aprender como instalar rodameios pré-moldados.
Acredite se quiser: os rodameios são da época em que as casas eram bem pequenas e as paredes das salas de jantar precisavam ser protegidas das batidas das costas das cadeiras. Hoje em dia, muitos apartamentos e casas são ainda menores, mas, como as salas de jantar ficaram mais informais, os rodameios se tornaram elementos de decoração menos necessários.
Nos últimos anos, no entanto, os rodameios voltaram à moda, pois são capazes de dar um toque mais clássico a paredes neutras e básicas de qualquer ambiente – quer eles sejam feitos de madeira, MDF ou poliuretano. Aprender como colocar rodameio na parede não é difícil: qualquer pessoa pode fazê-lo seguindo as etapas a seguir.
Confira a lista de materiais que você irá precisar para instalar rodameios:
- Rodameios pré-moldados
- Lápis ou fita crepe
- Nível de mão tradicional ou a laser
- Fita métrica
- Serra e caixa de esquadria
- Adesivo para construção
- Madeira ou outro tipo de material para preenchimento
- Lixa
- Cola para calafetar e pistola de calafetagem
Ele possui tecnologia à base de água (odor suave, livre de solventes orgânicos), alta resistência e permite um acabamento profissional. Sua forma de aplicação é simples, limpa, rápida e com controle de quantidade do produto. Especialmente desenvolvida para reparos internos, é extremamente eficaz na instalação de rodapés, fixação de quadros, peças decorativas, azulejos, aplicações em drywall etc.
Prático de usar, Cascola Monta & Fixa PL 500 garante a eficiência na aplicação e permite ajustes em até 10 minutos.
Antes de colocar os rodameios na parede, você precisa aprender como cortar rodameio. Confira o passo a passo completo de instalação:
- Antes de comprar os rodameios, meça suas paredes na altura em que deseja instalá-los. Para determinar a altura do rodameio, os profissionais costumam recomendar que ele tenha, no máximo, um terço da altura total da parede.
- Com as medidas do cômodo em mãos, use a serra e a caixa de esquadria para cortar o rodameio em partes. Não se esqueça que as partes cortadas devem ter um ângulo de 45 graus para fazer as emendas (ou um ângulo apropriado para cantos específicos de seu cômodo, cuja junção some mais ou menos de 90 graus). A exceção são as extremidades que vão se juntar a um batente de porta, uma lareira ou uma parede, que devem ser retas.
- Usando os pedaços de rodameio que você cortou, pegue o nível, a fita métrica e o lápis e desenhe uma linha-guia ao redor do cômodo na altura em que planeja instalá-lo.
- Aplique adesivo de construção na parte de trás da primeira parte do rodameio a ser colada. Coloque a borda inferior da peça ao longo da linha-guia e pressione-a contra a parede. Para as partes do rodameio que formarão as juntas, aplique uma quantidade extra de cola na superfície do ângulo.
- Quando todo o rodameio estiver instalado, use a madeira ou o material de preenchimento para tampar quaisquer buracos e lacunas. Quando a cola secar, use a lixa para suavizar possíveis arestas. Aplique uma fina camada de cola para calafetar ao longo das bordas superior e inferior do rodameio para preencher os buracos restantes em vez de preenchê-los com madeira ou outro material.
Compartilhe seus próprios projetos