Um aquário com vazamento não significa o fim do seu pequeno paraíso aquático. Se livrar do vazamento é simples com o silicone de aquário certo. O nosso guia mostra as etapas necessárias para o reparo e te ajuda a escolher o selante de aquário ideal.
Um aquário com vazamento é um problema que não deve ser ignorado: se negligenciado, um pequeno vazamento pode crescer e até levar ao rompimento do aquário, causando danos tanto à sua casa quanto aos seus peixes.
Ao vedar novamente o seu aquário, é importante escolher um selante que proteja o habitat dos peixes, sem causar danos à saúde deles. Os silicones seguros para aquários têm fórmulas especiais que diferem de outros selantes de silicone.
Selantes de silicone seguros para aquários:
- são compatíveis com água salgada e doce;
- possuem fórmulas que resistem à submersão contínua em água;
- não são tóxicos e são 100% seguros para um habitat aquático saudável.
Antes de iniciar o reparo, recomendamos que, por segurança, você verifique todas as quinas do aquário para conferir se a vedação está em dia. Como você terá que drenar o aquário para consertar o vazamento, é inteligente aproveitar para verificar a integridade das outras vedações enquanto você estiver fazendo isso.
1. Retire a água até um ponto bem abaixo da linha que está consertando, caso não seja possível esvaziá-lo. O ideal é que você remova os peixes, drene o aquário por completo e limpe o tanque.
2. Remova o selante antigo com uma navalha ou outra ferramenta afiada. Se o seu peixe ainda estiver no tanque, evite deixar resíduos de silicone na água. Não puxe a linha de silicone antiga, a menos que esteja substituindo toda a vedação.
3. Limpe as juntas para remover resíduos grudados no vidro. Considere o uso de aguarrás mineral para remover completamente qualquer resíduo.
4. Começando pelo interior do tanque, aplique uma camada de silicone de aquário ao longo da junta. Tome cuidado para preencher todas as lacunas com o selante.
5. Repita a aplicação na parte externa do aquário, certificando-se de que não haja lacunas onde aplicou o selante.
6. Aguarde até a secagem total do selante antes de reabastecer o aquário com água.
7. Encha o aquário lentamente, certificando-se de que a vedação esteja firme.
Compartilhe seus próprios projetos